MODA: Militância na passarela

Um ato de protesto na passarela mais importante da América Latina 
foto: ifa moda

Na última sexta-feira (27), aconteceu o anual desfile do São Paulo Fashion Week N47, a maior e mais importante semana de moda da América Latina, que reúne diversas marcas do segmento de luxo para apresentarem suas coleções da temporada. O evento reuniu várias personalidades relevantes no mundo da moda como atores, modelos, influenciadores digitais etc., e esse ano deu o que falar. A 47ª edição do evento trouxe o tema “Qual a sua utopia?”, que visa promover um manifesto pertinente de maneira leve e lúdica.

O estilista Ronaldo Fraga trouxe uma homenagem ao artista brasileiro Candido Portinari, da fase modernista, onde suas obras retrataram questões culturais e sociais do país. Entre elas, estão "O Mestiço" (1934), "Os Retirantes" (1944) e sua obra "Guerra e Paz" (1953), seus dois painéis encomendados pela ONU, que foi catalizadora para o desfile de Fraga.

foto: ifa moda

“O que o artista colocaria no painel de guerra e no de paz?”

O desfile trouxe um exército de modelos vestidos com capacetes que representam diferentes questões de importância na sociedade como: o racismo, a homofobia e causas ambientais, causas essas desvalorizadas pelos órgãos públicos e governos municipal, estadual e federal.

Fraga nos traz em reflexão o tema do armamento, do genocídio e do silenciamento da população negra; a perseguição da população LGBTQI+, a exploração das florestas e os direitos do povo indígena.

Nas estampas, o estilista traz marcas de sangue, estilhaços e os detalhes da pintura “Guerra e Paz”. As cores azul e marrom representam a guerra, enquanto as cores amarelo e turquesa representam a paz. O artista também trouxe referência na música e na cenografia. Na música, o grupo "As Quatro Vozes", e participação do trio "Motim", deu um show ao vivo de história e reflexão; as passarelas decoradas com café, símbolo do trabalho escravo nas fazendas brasileiras e retratados nas pinturas de Portinari.

                          foto: ffw                                                                             foto: ffw


Marielle presente 

Entre as pinceladas de Portinari, Ronaldo Fraga estampa o rosto da Vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada em março do ano passado, com alvos na testa, marcas de tiro e sangue.

                                                              foto: Marcelo Soubhia/Fotosite

Nas redes sociais, a irmã da servidora pública, Anielle Franco, se posicionou em relação ao uso da imagem da irmã ser exposta sem o consentimento da família: “Meu incômodo nunca foi só esse, e sim o fato de muita gente utilizar a imagem dela de forma errada”.

O estilista procurou a família pedindo desculpas e informou que serão presenteados com as roupas feitas em homenagem à vereadora.


Comentários

Postagens mais visitadas