Conteúdo: Instagram ultrapassa 1 bilhão de usuários e pesquisa por seguidores falsos cresce 71%
Cresce a procura por seguidores falsos nas redes sociais. Saiba como identificar os influenciadores que utilizam desta ferramenta.
foto: blog da formiga
O Instagram anunciou que já passa da marca
de 1 bilhão de usuários em sua rede neste semestre de 2019, mas apesar de todo
esse crescimento a preocupação com os seguidores fantasmas parece preocupar empresas e as marcas que investem dinheiro em influenciadores com seguidores
artificiais.
O Google Trends e o planejador de
palavras-chave do Google mostram que pesquisas como "seguidores falsos do Instagram" obtêm
significativamente mais impressões e cliques do que pesquisas semelhantes de
outras redes sociais. O interesse por compra de seguidores cresceu 71%
desde o mesmo período do ano passado. Por
conta do grande interesse por seguidores fantasmas, especialistas afirmam que este
mercado provavelmente continuará a crescer nos próximos meses.
Como
identificar influenciadores com seguidores falsos
Com crescimento deste mercado, marcas
e consumidores precisam ficar mais atentos aos influenciadores que utilizam
desta prática em sua rede social. Isso não quer dizer que funcione cem por
cento, mas aqui vão os principais sinais de que o influenciador pode, ou não
ter comprado seguidores.
Muitos seguidores e pouco conteúdo: Tirando
atores, cantores e celebridades, a maior parte dos influenciadores com muitos
seguidores geram muito conteúdo. Centenas, se não milhares de posts, distribuídos
ao longo dos anos. Isso já sugere que eles construíram seus seguidores ao longo
do tempo.
·
Taxas de engajamento:
medir o número de comentários, curtidas e visualizações em vários posts é
muito importante ao avaliar um influenciador. O número de engajamento vária de
acordo com o influenciador, o número de seguidores e o nicho que ele comunica. se
você vir níveis de engajamento extremamente semelhantes em cada postagem, isso
pode ser um sinal de alerta. Influenciadores reais do Instagram têm um
número variado de curtidas e comentários em cada post.
·
Seguidores:
clique aleatoriamente em 10 ou 20 seguidores diferentes. Se você vê muitas
contas com poucos seguidores, quase nenhuma postagem, conta privada ou nenhuma
foto de perfil (ou com um design ao invés de um rosto), seus seguidores podem
ser pelo menos parcialmente inflados.
·
Alta proporção de seguidos para
seguidores - A maioria dos
influenciadores menos da metade do
número total de seguidores. Se o influenciador está seguindo uma base
muito grande de pessoas (ou esse número flutua dramaticamente), isso pode
sugerir que eles usem a abordagem “seguir de seguir”. Isso significa que
eles seguem muitos usuários de uma só vez, esperam que eles retornem e sigam de
imediato.
·
Comentários curtos e genéricos - Uma
das melhores maneiras de identificar seguidores falsos do Instagram é ler os
comentários. Se você vir muitas frases repetidas, respostas em uma língua
estrangeira ou exclamações vagas como "ame" ou "fofinho",
isso pode ser um sinal de engajamento adquirido.
A solução
De acordo com um comunicado do Instagram ao New York Times, as estimativas
internas mostram que contas de spam/ou fantasmas representam uma pequena porcentagem
em relação a sua base de usuário, mesmo que o crescente interesse em busca e o
mercado sugerem ao contrário. Como o Instagram continua a crescer, o problema da
fraude provavelmente crescerá com isso. As marcas precisam se tornarem
mais espertas para identificar os influenciadores falsos, mas as empresas
falsas provavelmente responderão com táticas de envolvimento mais complexas e
sutis que são mais difíceis de identificar. De acordo com o site Midia Kit, a dica é “fazer
parcerias individuais com um influenciador estabelecido, com quem se encontram
e colaboram pessoalmente. Para campanhas mais envolvidas e estratégicas,
eles também podem fazer parceria com uma agência de marketing de influência , que terá a experiência, tecnologia e conhecimento do
setor para evitar influenciadores fraudulentos”.
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