Conteúdo: Instagram ultrapassa 1 bilhão de usuários e pesquisa por seguidores falsos cresce 71%


Cresce a procura por seguidores falsos nas redes sociais. Saiba como identificar os influenciadores que utilizam desta ferramenta.

                                                                         foto: blog da formiga

O Instagram anunciou que já passa da marca de 1 bilhão de usuários em sua rede neste semestre de 2019, mas apesar de todo esse crescimento a preocupação com os seguidores fantasmas parece preocupar empresas e as marcas que investem dinheiro em influenciadores com seguidores artificiais.

O Google Trends e o planejador de palavras-chave do Google mostram que pesquisas como "seguidores falsos do Instagram" obtêm significativamente mais impressões e cliques do que pesquisas semelhantes de outras redes sociais. O interesse por compra de seguidores cresceu 71% desde o mesmo período do ano passado. Por conta do grande interesse por seguidores fantasmas, especialistas afirmam que este mercado provavelmente continuará a crescer nos próximos meses.

Como identificar influenciadores com seguidores falsos

Com crescimento deste mercado, marcas e consumidores precisam ficar mais atentos aos influenciadores que utilizam desta prática em sua rede social. Isso não quer dizer que funcione cem por cento, mas aqui vão os principais sinais de que o influenciador pode, ou não ter comprado seguidores.

Muitos seguidores e pouco conteúdo: Tirando atores, cantores e celebridades, a maior parte dos influenciadores com muitos seguidores geram muito conteúdo. Centenas, se não milhares de posts, distribuídos ao longo dos anos. Isso já sugere que eles construíram seus seguidores ao longo do tempo.

·         Taxas de engajamento: medir o número de comentários, curtidas e visualizações em vários posts é muito importante ao avaliar um influenciador. O número de engajamento vária de acordo com o influenciador, o número de seguidores e o nicho que ele comunica. se você vir níveis de engajamento extremamente semelhantes em cada postagem, isso pode ser um sinal de alerta. Influenciadores reais do Instagram têm um número variado de curtidas e comentários em cada post.

·         Seguidores: clique aleatoriamente em 10 ou 20 seguidores diferentes. Se você vê muitas contas com poucos seguidores, quase nenhuma postagem, conta privada ou nenhuma foto de perfil (ou com um design ao invés de um rosto), seus seguidores podem ser pelo menos parcialmente inflados.

·         Alta proporção de seguidos para seguidores - A maioria dos influenciadores menos da metade do número total de seguidores. Se o influenciador está seguindo uma base muito grande de pessoas (ou esse número flutua dramaticamente), isso pode sugerir que eles usem a abordagem “seguir de seguir”. Isso significa que eles seguem muitos usuários de uma só vez, esperam que eles retornem e sigam de imediato.

·         Comentários curtos e genéricos - Uma das melhores maneiras de identificar seguidores falsos do Instagram é ler os comentários. Se você vir muitas frases repetidas, respostas em uma língua estrangeira ou exclamações vagas como "ame" ou "fofinho", isso pode ser um sinal de engajamento adquirido.

A solução

De acordo com um comunicado do Instagram ao New York Times, as estimativas internas mostram que contas de spam/ou fantasmas representam uma pequena porcentagem em relação a sua base de usuário, mesmo que o crescente interesse em busca e o mercado sugerem ao contrário. Como o Instagram continua a crescer, o problema da fraude provavelmente crescerá com isso. As marcas precisam se tornarem mais espertas para identificar os influenciadores falsos, mas as empresas falsas provavelmente responderão com táticas de envolvimento mais complexas e sutis que são mais difíceis de identificar. De acordo com o site Midia Kit, a dica é “fazer parcerias individuais com um influenciador estabelecido, com quem se encontram e colaboram pessoalmente. Para campanhas mais envolvidas e estratégicas, eles também podem fazer parceria com uma agência de marketing de influência , que terá a experiência, tecnologia e conhecimento do setor para evitar influenciadores fraudulentos”.

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