Skincare no mercado? Uma análise de mercado e comportamento na pandemia
Já imaginou ir ao mercado comprar a lista da semana e levar pra casa um creminho para o rosto com ácido hialurônico e vitamina C? E o que estudam os especialistas da indústria da beleza e os varejistas nos Estados Unidos.
Devido a crise causada pelo novo Coronavírus, muitas lojas de departamento especializadas em beleza como a @ultabeauty e @sephora tiveram suas portas fechadas durante lockdown, por não serem consideradas serviços essenciais, e com receio de uma possível volta dos bloqueios, marcas de cosméticos querem migrar para as gôndolas dos supermercados.
Essa é a estratégia que os varejistas de beleza encontraram para se certificar que cheguem até o consumidor final, uma vez que o supermercado é um serviço essencial e destino obrigatório mensalmente para milhões de pessoas. Além disso, a implementação de todos os produtos em um único lugar simplifica o processo de compra do consumidor, que durante a pandemia procura praticidade, fazendo menos
"viagens" e saindo menos.
No Brasil, a L'Oréal foi a prova desse impacto nas vendas. Segundo a Revista Exame, o Grupo L'Oreal viu estabilidade nas suas marcas mais populares como Garnier e La Roche-Posay, encontradas em supermercados e farmácias enquanto suas marcas premium, vendidas em Duty Frees e Sephoras, tiveram uma queda.
Lembrando que as vendas por e-commerce são muito expressivas, e o mercado da beleza viu nos últimos meses aumento significativo principalmente no segmento skincare e cabelos, mas muitas vezes elas não compensam as perdas pelo fechamento das lojas e diminuição de público durante a pandemia.
Essa migração de ponto de venda já vem sendo estudada pelas grandes redes de supermercado
gringas, como a @target e a @wholefoods, que antes mesmo da pandemia, já estavam passando por um processo de atualização em seus corredores de beleza . Para os pesquisadores, o maior desafio será trabalhar a forma de apresentação dos cosméticos e proporcionar experiências em que os consumidores se sintam confortáveis em adquirir seus cremes no mesmo lugar que compram arroz e açúcar.
O que vc acha dessa estratégia? Vc compraria seus produtos de skincare no mercado?
post publicado em: Setembro de 2020
Veículo: Bonita de Pele
Texto: Victoria Cezar
Arte: Elisa Lobo
Comentários
Postar um comentário